
Na medida em que os cidadãos passarem a não temer a prisão de forma tão intensa, os indícios mais fracos, presentes nas leis, poderão ordenar a prisão. Hoje, a idéia da justiça é substituída pela força e pelo poder, onde a prisão é mais um sofrimento do que um meio de deter um acusado.
O autor faz uma critica dizendo que é um absurdo ser acusador de si mesmo ou extrair a verdade de alguém através da tortura como se, de algum modo, a verdade estivesse impregnada nos músculos do torturado. Além disso, a fim de evitar a tortura e recorrer ao caminho mais fácil para impedi - lá, muitos acabam assumindo atos que em hipótese nenhuma ocasionaram.
A tortura pode ser um meio de aprisionar o inocente fraco, que pretende acabar com a dor, e livrar o culpado persistente e forte, que agüenta até os últimos instantes, sem pestanejar. Logo, a tortura não pode ser utilizada como um instrumento capaz de distinguir verdade e mentira. Além dessa, existem outros meios pelo qual um inocente pode causar impressão de um culpado. A tensão dos julgamentos e toda a sua formalidade tiram a tranqüilidade de qualquer pessoa, dando-lhe total insegurança.





